Seja bem-vindo ao DeDentroPraFora. Aqui falamos da Metafísica atual e de como ela pode contribuir para que sintamos mais prazer em viver. :) :) :)



Artigos





VIVA !!!



Psicologia da Ideologia - ciência, arte e liberdade, agora também na Internet.


Ana Maria Prandato - 24/05/2002


Esta nota não se refere ao estudo da Metafísica, que é o nosso assunto costumeiro, mas temos grande prazer em publicá-la por referir-se a um trabalho que conhecemos e acompanhamos há mais de quinze anos, e que merece o nosso respeito e alta consideração.

Trata-se do Centro Brasileiro de Pesquisa em Saúde Mental, que, no último sábado, 18/5/2002, lançou o seu site na Internet.

"Fundado em 1981, o Centro Brasileiro é uma instituição autônoma voltada para a produção e distribuição de conhecimentos científicos, sociais, e culturais, de forma questionadora e criativa, com metodologia científica rigorosa. Sua principal produção é a Psicologia da Ideologia, formulada pelo Prof. Dermeval Corrêa de Andrade. É um precioso instrumento de análise da ideologia, principalmente quanto aos aspectos que se encontram inconscientes na mente das pessoas. É a primeira psicologia que agrega ao seu corpo teórico questões urgentes ligadas aos Direitos Humanos, discriminação social, racismo e os efeitos da injusta distribuição de renda no mundo subjetivo dos seres humanos. Explicita, através desta, uma proposta de Educação Social Transformadora."

O Prof.Dermeval Corrêa de Andrade é psicólogo e autor de diversos livros, entre os quais "Psicologia da Ideologia - o desvendar das aparências", "Terapeutas e Pacientes no Capitalismo-Dependente" e "As Marcas da Opressão", além de inúmeros artigos publicados constantemente. É também o presidente do Centro Brasileiro de Pesquisa em Saúde Mental, que conta com um corpo de colaboradores das Ciências Humanas, como Psicologia, Pedagogia, História, Geografia, Serviço Social, Comunicação, e outras.

Destacamos aqui a participação marcante de Cândida Martins Martinez, terapeuta ocupacional, especializada em Psicomotricidade, Estimulação Precoce e Psicologia da Ideologia. Desde o início, ela vem acrescentando luz a esse trabalho que prima pela integridade, pela competência, pela altíssima qualidade, e que chega até as pessoas - de pós-graduados aos mais simples, aos analfabetos - numa linguagem agradável e acessível, numa postura digna, rica em lucidez e em sensibilidade - sem os vícios do assistencialismo, mas abrindo a todos a possibilidade de conscientização e desenvolvimento.

Aqui está o endereço: www.cbpsm.com.br . É a Vida ganhando mais um espaço na Internet - com a qualidade e com o respeito que merece.




Quer enviar esta página
para um amigo?
Clique aqui!