Seja bem-vindo ao DeDentroPraFora. Aqui falamos da Metafísica atual e de como ela pode contribuir para que sintamos mais prazer em viver. :) :) :)



Artigos





VIVA !!!



Até a próxima, Gi!


Um carinho para um amigo especial, que hoje completaria 41 anos.

Ana Maria Prandato - 08/04/2006


Foto tirada em São Paulo/SP, em 25/03/2006.



No último sábado chegou a triste notícia: Giordani Rodrigues, jornalista, especialista em cibercrimes e em segurança e privacidade na Internet, tinha sido brutalmente assassinado por um desconhecido no dia anterior, 31/3/06, em Curitiba, onde morava.

Difícil de acreditar, mas meu grande e querido amigo havia partido.

O Giordani foi uma das primeiras pessoas que conheci na Internet, (há uns sete anos), e logo cresceu uma amizade bonita entre nós.

Quando o chamei de Gi pela primeira vez, ele achou engraçado e perguntou: "Ana, que negócio é esse?" Contei que era um jeito meu de tratar as pessoas queridas - pelo comecinho do nome. Depois disso, quando queria expressar seu carinho, ele me chamava de A.

Mas não se utilizava muito de palavras para expressar o carinho que sentia pelas pessoas. Fazia isso com atitudes.

Dizia-se impaciente, "como um bom ariano", mas tenho muitas lembranças que provam o contrário. Era paciente ao extremo com as trapalhadas que eu fazia, por quase total ignorância em informática. Sempre com boa-vontade, levava horas respondendo didaticamente às minhas muitas dúvidas, ou me ajudando em coisas como encontrar o arquivo que salvei - descobrindo logo depois que não tinha a mais vaga idéia de onde ele teria ido parar.

Gostava realmente de ensinar. Tinha prazer em dividir os seus conhecimentos, em todos os campos. Gostava de apresentar às pessoas aquilo que elas ainda não conheciam de interessante, de bonito, de novo, como quem abre janelas e mostra o mundo. Poderia ter sido um brilhante professor, se não tivesse escolhido ser um jornalista (brilhante!).

Íntegro, honesto, sincero, direto. Não fazia média, não dourava a pílula, não punha panos quentes. Esse conjunto de qualidades, de valores pessoais, ele aplicava generosamente no exercício da sua profissão.

Há cinco anos, decidiu editar um site que colaborasse para um melhor uso da Internet. Via longe, sentia que era preciso desenvolver e aperfeiçoar os sistemas de segurança, que era urgente informar a respeito de todas as pragas que ameaçavam tanto a usuários domésticos quanto a grandes empresas, e ensinar como fazer para que se protegessem. Por sua conta e risco lançou o www.infoguerra.com.br e se dedicou integralmente a esse trabalho.

Antes disso havia criado o BYTEDEIRA, (http://www.geocities.com/bytedeira), um site de construção amadora, mas de conteúdo genial. De forma leve e bem-humorada, o BYTES (como passou a ser chamado), já trazia artigos e dicas sobre a Intenet, já falava de segurança e privacidade e ainda era de grande ajuda aos internautas de primeira viagem, traduzindo o significado de todos esses termos que surgiram com a informática e a Internet - praticamente uma nova língua, que muitas vezes assusta ou desestimula aos leigos. Parte do conteúdo do BYTES foi absorvida pelo InfoGuerra.

Prezava, acima de tudo, a ética e a justiça - mas estava também sempre atento a outros aspectos que considerava de extrema importância: a linguagem, rigorosamente correta, e a clareza ao se expressar. Queria expor assuntos complexos de um modo que todos pudessem compreender, mas mantendo a ótima qualidade, em todos os sentidos. Dizia, em tom de brincadeira, que era por perfeccionismo - mas eu podia sentir que era mesmo por amor e por respeito àquilo que fazia. Buscava a excelência. Conseguiu, plenamente.

Mereceu a confiança de milhares de leitores, e o respeito dos profissionais da sua área.

Desde o início tive para mim como um grande prazer e um privilégio o fato de poder acompanhar toda essa sua trajetória tão de pertinho, via Internet.

Recentemente tive a alegria de recebe-lo mais uma vez aqui em casa, quando ele veio a São Paulo como um dos finalistas indicados ao SECMASTER 2005 - Prêmio de Excelência do Profissional de Segurança da Informação, e de acompanha-lo à Cerimônia de Premiação (em 28 de Março de 2006).

Giordani foi premiado pela Academia - Comissão Julgadora, pelo trabalho que vinha realizando como editor do site InfoGuerra, na categoria "Melhor Contribuição Jornalística", um dos mais relevantes prêmios para esse setor.

Três dias depois, a triste ausência.

Certamente que estes têm sido dias de grande dor. Mas não é nela que quero me concentrar agora. Nem na indignação, nem na revolta. Aqui fica apenas este depoimento, como uma singela homenagem ao Gi, meu amigo querido.

Em mim fica o amor que sinto por ele, fica a gratidão por todo o bem que me proporcionou e fica também a certeza de que, de alguma maneira, nos acharemos de novo.


A.




InfoGuerra Notícias - Poucas e Boas!



Artigos do DeDentroPraFora relacionados ao Giordani:

InfoGuerra saúda o nascimento de DeDentroPraFora.com - O Site (11/08/2001)

Boas-vindas aos amigos e assinantes de InfoGuerra (06/01/2003)

Quando as Promessas viram Dívidas (02/01/2001)




Veja também:

Homenagem na Conjur: "http://conjur.estadao.com.br/static/text/43226,1".




SECMASTER 2005 - Prêmio de Excelência do Profissional de Segurança da Informação.
Security Week Brasil 2006, de 27 a 29 de Março, em São Paulo/SP.
Evento promovido pela ISSA Brasil, representante da Information Systems Security Association no Brasil,
e organizado pela Empresa de Eventos de Tecnologia Via Fórum.





Quer enviar esta página
para um amigo?
Clique aqui!