Seja bem-vindo ao DeDentroPraFora. Aqui falamos da Metafísica atual e de como ela pode contribuir para que sintamos mais prazer em viver. :) :) :)



Artigos





VIVA !!!



Arte e Espiritualidade em

"Conserto para uma alma só"


Ana Maria Prandato - 07/06/2003


A quinta-feira foi fria e chuvosa em São Paulo, e a previsão da meteorologia era de que a sexta fosse igual, mas uma noite quentinha e estrelada brindou ontem (06 de Junho de 2003) a estréia de "Conserto para uma alma só" - a peça teatral que Luiz Antonio Gasparetto escreveu especialmente para o lançamento da Companhia das Luzes, composta por mais de cem atores. Citando as palavras de Gasparetto: "A Companhia foi fundada com o objetivo de utilizar o teatro de forma terapêutica com os mais assíduos freqüentadores do Espaço Vida & Consciência pois expressar-se, principalmente de forma artística, é o modo mais sublime de libertação e espiritualização."

A peça, que traz a coreografia marcante de Baltazar Vieira, mostra o caminho percorrido por uma criatura ( o Poeta) que vivia na Terra de Ninguém, onde todos tinham perdido o contato com suas almas, levando uma vida atormentada, fútil e infeliz. Cansado e inconformado, sai em busca de respostas que possam fazê-lo encontrar a paz e a alegria de viver... e então a Vida conversa lindamente com ele, pela boca de Fadas que se expressam por poesia. É uma mensagem forte e, ao mesmo tempo, delicada, repleta de sensibilidade e lucidez. Uma excelente oportunidade para que nos encontremos com a nossa própria alma, que pode andar meio (ou totalmente) esquecida, na nossa correria diária...

Dispondo dos mais avançados recursos do teatro moderno, além de muita criatividade e inspiração, uma grande equipe - tanto em cena quanto na administração e nos bastidores - não mede esforços para que esse trabalho brilhe em cada detalhe, e o resultado dessa intensa dedicação é um espetáculo surpreendente, ousado, belíssimo!

Baltazar Vieira (na Direção Geral) e Geraldo Júnior (na Direção de Elenco) vêm se esmerando na grandiosa tarefa de trazer à luz o melhor que cada um de nós, do elenco, pode expressar. (Sim! Desta vez, a vontade de fazer parte de uma coisa tão bonita foi mais forte do que as barreiras que criei pra mim, e então estou lá também - feliz e agradecida :)

Ao piano, Danillo Martins contribui para que a emoção se avive, com suas belas composições, e Maria Alcina (maravilhosa!) canta, com aquele seu jeito exuberante, tocando bem no fundo o coração da gente...

Um desses momentos iluminados se dá em "Passando" - música de Danillo Martins e letra de Luiz Antonio Gasparetto (na adaptação do poema que está no seu livro "Conserto para uma alma só", no qual se originou a peça):

"E passa...
Passa o vento
Passa o encanto
O lamento
A dor
A flor
O ter

Querendo ou fugindo
Queira sim, queira não
Tudo está indo
Passando, passando, sumindo...
Sumindo...

Respirar o silêncio da paz
Como quem deita para descansar
Na ação cotidiana de viver
Passar por esquinas sem dobrá-las
No caminho da busca de si mesmo
E reconhecer que somos um nada
Na renovação rítmica do tempo

E passa...
Passa o vento
Passa o encanto
O lamento
A dor
A flor
O ter

O teu prêmio de viajante
É a vida que se modifica
Rindo ou chorando
Olhando ou dançando
Mentindo ou se abrindo

Querendo ou fugindo
Queira sim, queira não
Tudo está indo
Passando, passando, sumindo...
Sumindo..."

Por tudo isto, ao fecharem-se as cortinas, acontece um outro espetáculo que o público não vê... São sorrisos, abraços, manifestações espontâneas de carinho e de alegria... Emoção, sentimento... Vontade de compartilhar com os outros o quanto estamos contentes conosco - por termos encarado os desafios, por termos ultrapassado nossos obstáculos, por termos nos permitido estar ali, radiantes!... e por estarmos colaborando para que a consciência da espiritualidade floresça, transformando e tornando cada vez mais prazerosa a nossa vida.

Vá se encontrar com a gente! As apresentações irão até o final de Junho, sempre às sextas e sábados. Se o seu coração vibrou, não deixe passar... passar... e sumir mais esta possibilidade de um grande e feliz encontro... com você mesmo!



Para maiores informações, clique aqui.




Quer enviar esta página
para um amigo?
Clique aqui!